ESPORTES




GINÁSTICA



Ginástica Rítmica


ritmica

A ginástica rítmica é um tipo de ginástica que envolve movimentos corporais e o uso de aparelhos, como fitas, maças, bolas e arcos. Realizada como esporte competitivo exclusivamente por mulheres, essa modalidade se tornou olímpica na edição dos jogos de Los Angeles, em 1984.
Acompanhada de música, a modalidade pode ser realizada de forma individual ou por equipes de cinco ginastas. Flexibilidade, agilidade, coordenação motora e consciência corporal são habilidades físicas importantes para a prática da ginástica rítmica.
A primeira participação da Ginástica Rítmica nas Olimpíadas foi em 1984, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, onde as ginastas competiram individualmente. A partir dos Jogos de Atlanta, em 1996, a Ginástica Rítmica também passou a ser disputada na categoria coletiva.

Para mais informações acesse:



Ginástica Artistica


artistica

A ginástica artística é uma modalidade esportiva que envolve um conjunto de movimentos técnicos. Esses movimentos exigem precisão, força, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio.
Portanto, o domínio corporal é uma das principais características desses atletas. Quem pratica a ginástica são chamados de ginastas.
Inicialmente, a ginástica era praticada somente por homens. Atualmente, essa modalidade está presente em ambas as categorias (masculina e feminina).
No início, essa modalidade era chamada de ginástica olímpica. Somente mais tarde, com a inclusão da ginástica rítmica desportiva e da ginástica de trampolim, ela passou a ser chamada de ginástica artística.

Para mais informações acesse:



Ginástica Acrobática


acrobatica

A ginástica acrobática consiste na execução de exercícios sem a utilização de aparelhos. Para a realização dessa modalidade, os atletas precisam ter controle corporal, equilíbrio, força e flexibilidade.
Por isso, a ginástica acrobática é caracterizada pelos movimentos mão em mão na execução de exercícios de equilíbrio, saltos e voos (projeção do ginasta). A Federação Internacional de Acrobacia Esportiva (IFSA) foi criada em 1973. O primeiro campeonato mundial de ginástica acrobática foi realizado em 1974, em Moscou.
Contudo, em 1998, com a dissolução da IFSA, a modalidade foi adotada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG).

Para mais informações acesse:



Ginástica Aeróbica


aerobica

A Ginástica Aeróbica Esportiva (GAE) é uma modalidade que combina movimentos aeróbicos com dança. Nas competições, os atletas executam movimentos contínuos, seguindo o ritmo de uma música tocada durante cerca de 60 segundos nas categorias iniciais e até 90 segundos nas categorias de elite.
A coreografia, que combina arte e técnica, exige flexibilidade, agilidade e força dos ginastas. Dependendo do nível do atleta e da categoria, os atletas devem utilizar diferentes passos básicos e grupos de elementos de dificuldade na execução da coreografia.

Para mais informações acesse: